Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica

Projeto MAIA – Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica – teve o seu início em setembro de 2019 e foi pensado, concebido e desenvolvido tendo em conta que a melhoria das aprendizagens dos alunos está fortemente relacionada com as práticas pedagógicas das escolas e dos professores. Em particular, com as suas práticas de ensino e de avaliação. Nestes termos, o propósito mais fundamental do projeto é contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino dos professores tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos seus alunos.

Trata-se de um projeto multidimensional e complexo por natureza, no âmbito do qual se discutem questões curriculares e pedagógicas, questões teóricas e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, questões da formação contínua de professores e dos professores como profissionais de ensino. Consequentemente, desde o seu início, considerou-se que era relevante produzir materiais (e.g., Textos de Apoio, Folhas) que pudessem apoiar todos os intervenientes nos processos de formação.

Assim, foi com particular satisfação que se organizou este espaço onde se podem consultar e descarregar dos os recursos que temos vindo a produzir e a utilizar nas ações que se vêm desenvolvendo por todo o país. Muito particularmente, nas Ações de Curta Duração e nas Oficinas de Formação propositadamente concebidas que, incansavelmente, os Centros de Formação de Associações de Escolas, com os respetivos formadores e representantes para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, têm vindo a realizar. De igual modo, disponibilizam-se outros materiais relevantes para o desenvolvimento do Projeto MAIA como é o caso do relatório da investigação relativa ao primeiro ano – Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020) – e do documento relativo à Estratégia de Ação Para 2020-2021.

Esperamos que a utilização destes materiais possa ser realmente útil e estaremos naturalmente disponíveis para acolher sugestões que possam contribuir para melhorar este espaço e os seus conteúdos.

Site

Domingos Fernandes

Deixe um comentário