Projeto “Roteiros Digitais de Leitura”

O Plano Nacional de Leitura 2027 está a desenvolver, desde 2018, o Projeto “Roteiros Digitais de Leitura”. Trata-se de um repositório digital de roteiros digitais de leitura, realizados com o Google Earth, acompanhados de guiões pedagógicos que oferecem possibilidades criativas de exploração dos livros e da leitura em propostas enquadradas pelo Currículo Nacional ou no âmbito da mediação de leitura (em ambiente escolar ou outro).

Em janeiro deste ano,  iniciámos a oferta de formação acreditada, uma Oficina em formato blended-learning, de que realizámos 3 turmas. Esta formação, “Roteiros Digitais de Leitura: promoção da leitura numa perspetiva inter e transdisciplinar com ferramentas digitais”  recebeu uma grande adesão (mais de 150 inscrições) e a avaliação preliminar indica-nos que é, sem dúvida, um projeto a continuar e a alargar.

Pretendemos, assim, oferecer, a partir de setembro de 2021, uma Oficina destinada a Formadores certificados pelo CCPFC que estejam disponíveis, bem como os CFAE com os quais colaboram, em parceria com o PNL2027. Esta parceria implica que, do lado do PNL2027 seja disponibilizada a formação e os respetivos materiais e, após a formação desses formadores, seja cedida a respetiva ação e, do lado do CFAE, os Formadores realizem a mesma formação, no número de turmas que entenderem, no pressuposto de que, tal como aconteceu até aqui, os trabalhos finais dos formandos sejam enviados ao PNL2027 de modo a serem validados e incluídos no repositório digital de roteiros de leitura.

Os formandos a indicar para nossa seleção deverão, além de ter um Diagnóstico DigCompEdu que os situe no nível 2 da Formação de Capacitação Digital Docente,  estar acreditados como formadores pelo CCPFC numa das seguintes áreas: 

A151 – Literatura
A156 – Português
B115 – Tecnologia e Comunicação Educativa
C102 – Bibliotecas Escolares
C103 – Conceção e Organização de Projetos Educativos
C104 a 106 – Didáticas da Educação de Infância, do 1.º ciclo e Específicas
C113 – Tecnologias Educativas
D102 – Educação para a Cidadania

O registo dos interessados deverá ser realizado através do formulário disponível na área pública dos Formulários do Plano Nacional de leitura 2027 em https://pnl2027.gov.pt/np4/formularios.html .

One Reply on “Projeto “Roteiros Digitais de Leitura””

Deixe um comentário