Ensinar e aprender matemática na escola de hoje: reflexões e desafios

A formação contínua dos professores visa, fundamentalmente, a melhoria da qualidade de ensino e das aprendizagens dos alunos através da reconversão dos conhecimentos dos docentes e do aperfeiçoamento das suas práticas educativas na perspetiva de um aprofundamento contínuo do seu conhecimento profissional.
No contexto específico do Currículo Nacional de Matemática do Ensino Básico importa promover:
– a atualização do conhecimento dos professores sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;
– uma efetiva articulação do Programa e das Aprendizagens Essenciais com os restantes referentes externos e nos vários ciclos de ensino;
– a construção do conhecimento matemático dos alunos em torno de quatro eixos fundamentais (o trabalho com os números e operações, o pensamento algébrico, o pensamento geométrico e o tratamento e a organização de dados).
Estes aspetos implicam ajustes contínuos e continuados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente ao nível das metodologias utilizadas na sala de aula.
Assim, com esta Ação de formação espera-se ajudar os professores, frequentemente pouco familiarizados com o trabalho colaborativo entre colegas de ciclos diferentes, a refletirem sobre o ensino da matemática numa perspetiva vertical. Simultaneamente procurar-se-à rentabilizar essa reflexão através da análise e/ou produção de tarefas que possam ser trabalhadas nos vários ciclos de ensino com diferentes graus de desenvolvimento e de envolvimento.

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