Learner Motivation in the 21st Century. Motivar o Aluno do Século XXI

Numa era em que o aluno se encontra imerso num mundo em constante e rápida mutação a nível científico, tecnológico e sujeito a um ritmo alucinante de informação, a escola quer-se parte integrante dessa realidade. Esta deve abranger não apenas o aluno e o professor como igualmente a escola e os encarregados de educação. Ao ter um papel ativo na sua própria aprendizagem, o aluno vai estar mais motivado para essa aprendizagem. Está provado que “um aluno motivado encontra-se predisposto para aprender, fazendo-o de forma autónoma”. O professor do século XXI e, evidentemente, o professor de língua estrangeira, para além de facilitador e parceiro, deve estar preparado para identificar e ajudar o aluno a adquirir os “skills” necessários para ter sucesso no mundo do trabalho deste século i.e. soft skills. Deste modo, para além das competências de literacia tradicionais, i.e. reading, listening, speaking and writing é necessário incluir o critical thinking, problem solving, collaboration, creativity, innovation, digital literacy and soft skills nas aulas a leccionar.

Assim, o processo de ensino-aprendizagem deverá decorrer de modo a que os momentos de aula proporcionem motivo de interesse e empenho contínuos, de tal forma que a motivação do aluno se mantenha constante na aprendizagem da língua inglesa.

Mais Informações e Inscrições

Deixe um comentário