Ex.mo (a) Sr.(a)
Professor (a)
Formador/a
Espero muito que se encontre bem.
Integrado nas atividades de formação previstas para o corrente ano escolar, no próximo dia 29 de maio de 2024, entre as 18h e as 19h30min, realizar-se-á o sétimo webinar do Projeto MAIA sob o tema “A avaliação formativa é para aprender, não para testar“, contando com a intervenção de Heidi L. Andrade (University at Albany), uma das maiores especialistas mundiais no âmbito da avaliação das aprendizagens, e a moderação de Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA).
Este webinar apresentará as formas como a avaliação formativa está a ser utilizada em Portugal e noutros lugares para promover a aprendizagem dos alunos. Começaremos abordando diretamente os equívocos comuns relacionados com os testes (não é sobre testar), carga de trabalho do professor (na verdade, reduz o tempo que os professores gastam a corrigir trabalhos dos alunos, garantindo também que os alunos recebam o feedback necessário para avançar na aprendizagem) e efeitos nos resultados dos testes (as notas aumentam após o uso eficaz da avaliação formativa). Em seguida, examinar-se-ão as práticas que compõem o uso eficaz da avaliação formativa, incluindo objetivos de aprendizagem, critérios de sucesso, feedback construtivo entre pares e autoavaliação. Os participantes ficarão habilitados com práticas de avaliação formativa testadas em sala de aula e baseadas na investigação, que aprofundam e aceleram a aprendizagem dos alunos e apoiam o desenvolvimento de competências de aprendizagens autorreguladas.
O link de acesso ao webinar, que será transmitido via YouTube, é o seguinte: