Escola de Ciências oferece 13 mestrados para o próximo ano letivo

Apresentação dos cursos decorreu em paralelo com o Pitch Day ECUM e a Feira de Mestrados e Pós-Graduações

 

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) organizou ontem o Pitch Day ECUM e uma sessão de apresentação dos Mestrados em Ciências 2023/2024. As duas iniciativas decorreram em paralelo com a Feira de Mestrados e Pós-Graduações Unlimited Future, também realizada no campus de Gualtar, em Braga.

 

No Pitch Day ECUM participaram 12 alunos e ex-alunos que apresentaram, em formato de pitch ou de póster, o trabalho de investigação que desenvolveram no âmbito das suas dissertações. “Quando entrei no mestrado, tinha como foco trabalhar dos ecossistemas de água doce. Estudei o impacto de espécies invasoras nas comunidades e de que forma afetam as funções do ecossistema e a biodiversidade nativa”, disse o alumnus Francisco Carvalho do mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Alterações Globais. Atualmente está a terminar o doutoramento e enveredou pela área empresarial, onde se foca nas temáticas da sustentabilidade e da inovação.

Este mestrado prepara os estudantes para o ingresso em cursos de C3 na área da Ecologia, Ciências do Mar, Ciências Agro-florestais, Ciências e Engenharias do Ambiente, Sustentabilidade, entre outras. “Dá-nos as ferramentas necessárias para trabalharmos em diferentes contextos, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista social e empresarial. Acho que é uma boa aposta para quem queira trabalhar nas temáticas de Ecologia, de Alterações Globais e procurar de alguma forma fazer a diferença”, resumiu Francisco Carvalho.

 

Esta sessão teve como principal objetivo mostrar a importância dos mestrados da ECUM, mas também informar os alunos sobre o que podem desenvolver enquanto frequentam estes cursos e quais são as possíveis saídas profissionais. Por exemplo, Ana Pacheco concluiu o mestrado em Biofísica e Bionanossistemas e acaba de receber uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). “Apresentei o meu trabalho numa conferência internacional e fui convidada para outras conferências em Paris e Londres. Vou publicar um artigo e isso vai abrir-me portas, vai ser fundamental para o meu percurso”, avançou.

 

Um leque amplo de escolhas

 

A ECUM acolheu a apresentação dos seus mestrados para o próximo ano letivo. A sessão dirigiu-se a potenciais candidatos a este nível de ensino, mais concretamente estudantes finalistas de licenciatura. Foram apresentados os mestrados em Geociências, Ciências e Tecnologias do Ambiente, Técnicas de Caracterização e Análise Química, Química Medicinal, Estatística para Ciência de Dados, Matemática e Computação, Genética Molecular, Bioquímica Aplicada, Biofísica e Bionanossistemas, Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas e Biodiversidade, Ecologia e Alterações Globais.       

 

Em simultâneo, realizou-se a “Feira de Mestrados e Pós-Graduações – Unlimited Future, na nave 2 do Pavilhão Desportivo de Gualtar. A iniciativa, que contou com a presença de perto de três dezenas de stands de Instituições de Ensino Superior, pretendeu informar alunos finalistas ou profissionais no mercado de trabalho que pretendem prosseguir estudos, complementar a formação ou redefinir o perfil de competências, dos mestrados e pós-graduações daquelas instituições. “Estou a ver ofertas para a área do Ambiente e Tecnologia do Ambiente, mas continuo aberta a outras possibilidades”, disse Ana Araújo, finalista da licenciatura de Bioquímica. Natural do Porto, a jovem também analisou algumas opções de universidades da sua cidade natal, mas para já, a escolha continua a ser a UMinho. “Gosto mais das opções desta universidade e o curso corresponde às minhas expetativas”, concluiu.

O evento destinou-se a estudantes e alumni, mas também a profissionais, instituições e ao tecido empresarial da região.

 

Fotos aqui »»

Deixe um comentário