Leitura e escrita na educação pré escolar e no 1º CEB

A investigação recente no domínio da leitura e da escrita tem vindo a realçar que as competências literácitas são essenciais para a efetivação de uma cidadania plena, sendo simultaneamente instrumentos fundamentais na resposta a uma sociedade informativa e tecnológica. Uma vez que a leitura e a escrita constituem domínios transversais a todas as áreas do conhecimento, a aposta em percursos escolares de sucesso deve incidir na promoção destas competências e na prevenção precoce do insucesso. Reconhecendo as alterações que a educação básica tem vindo a sofrer no nosso país, torna-se relevante a criação de redes de articulação entre a educação pré-escolar e o 1.ºCEB, que se sustentem não só em teorias coerentes, mas também na utilização de instrumentos e recursos similares, de modo a facilitar a continuidade de práticas na aprendizagem da leitura e da escrita.
Face ao exposto, é fundamental formar os docentes neste domínio, no sentido de encorajar e promover o desenvolvimento literácito das crianças.

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