A implementação dos programas da disciplina de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) fundamenta-se em pressupostos psico-pedagógicos, nos quais se incluem a prática letiva alicerçada na formulação de questões-problema, em conceitos estruturantes, em modelos explicativos, na relação CSTA e em atividades de caráter prático. Estes mesmos pressupostos constituem alicerces dos programas de Ciência Naturais, no 3º ciclo. Pretende-se que esta formação seja um elemento facilitador da realização de atividades práticas uma vez que desempenham um papel fundamental na aprendizagem em Ciências Experimentais, quer ao nível da concretização de elementos abstratos, quer na facilitação do estabelecimento de conexões entre dados/conceitos/saberes prévios. Quando bem concebidas e orientadas, são uma ferramenta muito valiosa na compreensão de processos que, pela sua escala ou grau de abstração exigidos, se tornam de difícil aprendizagem.
Artigos recentes
- novação Pedagógica: O impacto dos detalhes nos cenários de aprendizagem personalizados
- E se…a educação que sonhamos já estiver a acontecer?
- Laboratórios de Educação Digital: Percursos de Inovação Pedagógica
- Integração de Competências Socioemocionais no Currículo Escolar: Formação para Docentes de 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Cnjunto de Workshops (Ações de Formação de Curta Duração)
Comentários recentes
- carlos24 em 394 ACD 1 – O Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens
- Paula Tavares em Webinar A Maior Lição do Mundo – Transformar a Educação
- Ana Rosa Marques da Silva em Projeto “Roteiros Digitais de Leitura”
- carlos24 em Avaliação Externa de Desempenho Docente