Geodiversidade e processos de deformação geológica – uma abordagem prática de ensino-aprendizagem

A implementação dos programas da disciplina de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) fundamenta-se em pressupostos psico-pedagógicos, nos quais se incluem a prática letiva alicerçada na formulação de questões-problema, em conceitos estruturantes, em modelos explicativos, na relação CSTA e em atividades de caráter prático. Estes mesmos pressupostos constituem alicerces dos programas de Ciência Naturais, no 3º ciclo. Pretende-se que esta formação seja um elemento facilitador da realização de atividades práticas uma vez que desempenham um papel fundamental na aprendizagem em Ciências Experimentais, quer ao nível da concretização de elementos abstratos, quer na facilitação do estabelecimento de conexões entre dados/conceitos/saberes prévios. Quando bem concebidas e orientadas, são uma ferramenta muito valiosa na compreensão de processos que, pela sua escala ou grau de abstração exigidos, se tornam de difícil aprendizagem.

Ficha Técnica e Inscrições

Deixe um comentário