ubbu: projeto para ensinar programação e pensamento computacional novamente disponível em 2024/2025

A ubbu é uma plataforma online criada com a missão social de preparar todas as crianças para os desafios da sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação. Pretende contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e literacia digital dos alunos das escolas públicas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação.

Ao utilizar esta plataforma online, os professores são capazes de ensinar programação através de jogos, vídeos e exercícios interativos já organizados em módulos e acompanhados dos respetivos planos de aula. Para além da Programação, os conteúdos procuram a integração com as outras áreas curriculares, como a Matemática, nomeadamente, no Pensamento Computacional, o Português ou as Ciências, e abordam os temas de Cidadania através da referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A ubbu pode ser utilizada na sala de aula ou em casa, dando aos professores, mesmo os não especialistas em TIC, todas as ferramentas de apoio necessárias, como formação, planos de aula, tutoriais, artigos de ajuda e, ainda, apoio técnico da equipa.
Em 2023/2024, em Portugal Continental, esta plataforma foi utilizada em cerca de 370 Agrupamentos de Escolas (AE/Ena), por mais de 1.400 professores e 48.000 alunos, que realizaram mais de 8,8 milhões de atividades.
De referir que a Universidade de Aveiro realizou um estudo de impacto, envolvendo alunos de escolas do Programa TEIP, cujos resultados mostram uma melhoria no nível de competências digitais dos alunos, após utilizarem a ubbu durante um ano.
Para se registarem, os professores só precisam de aceder a: links.ubbu.io/2024-25.

Para aceder a mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial, a Academia ubbu, a página de Facebook,o canal de YouTube, ou entre em contacto diretamente para o ola@ubbu.io para esclarecer quaisquer questões que possam surgir.

Deixe um comentário