Conselho Nacional de Educação (intervenções na sessão plenária)

Solicita-me o Senhor Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, que partilhe com V. Exas que, no passado dia 30 de outubro, o Conselho Nacional de Educação contou na sua sessão plenária com a presença de duas figuras cimeiras da nossa vida cultural: a cientista Maria Manuel Mota, Diretora executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, da Universidade de Lisboa. e o poeta e escritor Gonçalo M. Tavares.

Em ambas intervenções foi enfatizada a importância de uma educação de qualidade, na qual exista lugar para a curiosidade, para o questionamento e para a dúvida. Segundo Maria Manuel Mota a escola deverá ser um local de vocação e de sonho, pois a Educação mais não é do que a busca incansável das perguntas certas, cujas respostas nunca serão definitivas. Também Gonçalo M. Tavares destacou a importância de a escola não se reduzir a um sistema de eco que convoca a repetição – é preciso acender o fogo da curiosidade, da inquietude e do entusiasmo, referiu. Segundo o poeta e escritor, a Educação não se pode reduzir ao útil, pois a mera utilidade produz máquinas amorfas e o entusiasmo produz livres-pensadores. 

Estas questões, e muitas outras, estão disponíveis nos vídeos das comunicações que, pela sua natureza reflexiva, convidam ao debate e, sobretudo, à sua mobilização em contextos de formação. Neste sentido, convidamos as Senhoras Diretoras e os Senhores Diretores a acederem e a partilharem, se entenderem, os vídeos que temos o prazer de disponibilizar aqui. 

Intervenção de Maria Manuel Mota

Intervenção de Gonçalo M. Tavares

Deixe um comentário