Em meu nome pessoal, professora e investigadora na Escola Superior de Educação de Coimbra, e em nome da colega Tatiana Moura, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenadora deste Projeto, escrevo este mail no sentido de apresentar o Projeto Europeu KINDER-Desafiar estereótipos de género na educação e na primeira infância: construir uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil.
O Projeto KINDER visa reforçar o esforço Europeu no combate aos estereótipos de género, com foco na educação para a infância (crianças dos 3 aos 6) e do primeiro ciclo de ensino básico (1.º e 2.º CEB) (crianças dos 7 aos 12). Iniciou-se no dia 1 de janeiro de 2021, tem duração de dois anos e parcerias internacionais com Espanha e Croácia. O projeto parte da premissa de que as ideias estereotipadas sobre papéis de género (construídas desde a infância) estão na base das profundas desigualdades entre homens e mulheres ao longo da vida. E apesar dos esforços nacionais e da União Europeia em torno da igualdade de género, os estereótipos persistem e influenciam a vida e as escolhas futuras de rapazes e raparigas por toda a Europa. Este projeto tem, em Portugal, parceria com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
O projeto “KINDER” pretende, de forma resumida, desenvolver metodologias transformadoras de atitudes e comportamentos sobre normas e práticas de género, tendo como foco de ação os jardins-de-infância, pré́ escolas e escolas do ensino básico (1.º e 2.º CEB), contribuindo para a consciencialização sobre os benefícios da promoção de comportamentos equitativos e não violentos desde uma idade precoce, tanto em sistemas escolares como em ambiente familiar. Desta forma, acreditamos que a vossa ampla visão e experiência serão uma mais-valia para o desenvolvimento deste projeto e na construção e (co) criação de novas ferramentas pedagógicas para as escolas e jardins-de-infância.
Nesse sentido, estamos a contactar algumas escolas para darmos início à primeira fase do Projeto, que consiste num levantamento de visões e expectativas das famílias e profissionais de educação acerca destes temas.
Da mesma forma, queremos conhecer melhor escolas e profissionais que desenvolvam ações de promoção da igualdade de género e práticas de desconstrução de estereótipos! Nesse sentido, pedimos o contributo de profissionais de educação (Docentes, Assistentes Operacionais, Terapeutas, Psicólogos, entre outros), através do preenchimento de um breve questionário: https://forms.gle/9rje2MwkJ9th
Votos de muita saúde!
Despeço-me com elevada estima e consideração,
Sofia Gonçalves
PhD Ciências da Educação
Professora e Investigadora