Diretor(a) do Centro de Formação de Associação de Escolas
Espero muito que se encontre bem.
No próximo dia 29 de abril, entre as 17h30 e as 19h, realiza-se o segundo webinar do Projeto MAIA, subordinado ao tema Feedback, Critérios e Classificações Para Melhorar as Aprendizagens e tem como principal propósito contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor através de práticas pedagógicas de ensino e de avaliação deliberadamente orientadas nesse sentido.
As três intervenções previstas foram pensadas para apoiar os esforços que, neste momento, estão a ser desenvolvido por alguns milhares de professores em algumas centenas de agrupamentos e de escolas não agrupadas para melhorar as suas práticas em áreas consideradas críticas. Assim, André Machado discutirá questões relacionadas com as práticas de avaliação formativa e a distribuição do feedback, Custódio Lagartixa fará uma discussão relacionada com a temática da definição de critérios de avaliação e da sua utilização nas práticas pedagógicas e, finalmente, eu próprio abordarei a questão das práticas de classificação e das suas relações com as aprendizagens. A moderação do webinar estará a cargo de Glória Paula e de Olga Morouço.
O que, naturalmente, mais esperamos é que este webinar possa proporcionar oportunidades para pensar, refletir e agir acerca de conceitos e práticas que podem fazer uma diferença significativa na vida pedagógica das escolas e das salas de aula e, consequentemente, nas aprendizagens das crianças e dos jovens.
Neste âmbito, em nome da Equipa Central do Projeto MAIA, venho por este meio convidá-la(o) a assistir ao presente webinar, pedindo-lhe que aceda, para o efeito, ao link: https://www.youtube.com/watch?
Agradeço antecipadamente a atenção e o tempo que puder dispensar a este assunto.
Com as minhas mais cordiais e amistosas saudações,
Domingos Fernandes
(Coordenador do Projeto MAIA)