ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS

A ferramenta ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS é um recurso educativo estruturado e inovador, apoiado no uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que permite:

a) o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico;

b) a sinalização atempada de alunos «em risco» e das áreas em que esse risco existe;

c) o apoio atempado aos alunos em risco de apresentar dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

Atende ao currículo do Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico, às Aprendizagens Essenciais para este nível de ensino, aos princípios que enquadram os Modelos Multinível, consagrados no Decreto-Lei n.º 54, de 8 de julho de 2018, e aos resultados da investigação científica sobre o ensino da leitura e da escrita e sobre a intervenção nas dificuldades nestas competências.

Tendo presente a situação atual, esta ferramenta está estruturada de forma a dar resposta a um problema identificado: minimizar e/ou recuperar o agravamento das desigualdades, decorrentes do encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19, nomeadamente as perdas na aprendizagem e o risco de aumento do insucesso e do abandono escolares.

É um recurso importante para os Professores utilizarem em sala de aula, no ensino presencial ou a distância, e para os Encarregados de Educação apoiarem os seus educandos na recuperação das aprendizagens, em particular dos alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, dado que apenas estes dois anos são contemplados no presente ano letivo.

A fim de conhecer este recurso, vimos convidá-lo a inscrever-se no III Webinar Ensinar e Aprender Português”, a realizar no dia 2 de fevereiro, pelas 16h.

Este evento destina-se a eleitos e técnicos autárquicos, secretários executivos, técnicos das comunidades intermunicipais, diretores de agrupamentos/escolas, professores, bem como elementos das equipas multidisciplinares, das associações de pais e encarregados de educação.

O programa deste Webinar, com duração aproximada de 90 minutos, segue em anexo. A inscrição neste evento é gratuita, mas deverá ser formalizada até às 24 horas do dia 1 de fevereiro clicando em “Inscrição”.

Consulte a Brochura Online da Ferramenta AQUI

Para obter mais informações, contacte geral@lusoinfo.com ou 938 111 886.

Deixe um comentário