Plano de recuperação de aprendizagem «Aprender Mais Agora»

O Plano «Aprender Mais Agora» estrutura-se em dois eixos.

O primeiro eixo — Melhorar a aprendizagem — inclui medidas que reconhecem, entre outros aspetos, que:

(i) a aprendizagem é um processo contínuo que se inicia à nascença;

(ii) as intervenções precoces
previnem o insucesso escolar e as retenções;

(iii) importa apoiar as escolas a tomar decisões à medida das necessidades dos seus alunos;

(iv) o estudo autónomo deve ser incentivado, com conteúdos de
qualidade e acessíveis a todos os alunos, e

(v) o abandono escolar tem de ser medido com rigor, para ser devidamente combatido.

O segundo eixo — Inclusão e Sucesso de alunos migrantes — inclui medidas que promovem a integração dos alunos migrantes e aceleram a aquisição de competências em língua portuguesa pelos alunos migrantes e pelas suas famílias. Estas medidas consistem em:

(i) melhorar a inclusão dos alunos que não conhecem a língua portuguesa, atribuindo mediadores linguísticos e culturais às escolas;

(ii) atualizar a disciplina de Português Língua Não-Materna (PLNM);

(iii) adequar as regras da avaliação dos alunos que frequentam a disciplina PLNM, e

(iv) investir na aquisição da língua portuguesa por parte dos pais.

 

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